terça-feira, 17 de abril de 2012

A Tormentosa Questão do Aborto


Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com








Neste “Admirável Mundo Novo”, idéias e ideologias muito antigas ainda encontram muitos adeptos.

De Platão a Hitler a distância é pouca, porque a influência daquele filósofo se estende até os nossos dias.

Platão, no livro III A República – pag. 74 (Editora Nova Cultural Ltda., uma divisão do Círculo do Livro Ltda. Edição Integral - Copyright © 1997 - Circulo do Lívro Ltda), reflete suas idéias, quando revela supostamente os diálogos de Sócrates, seu mestre:

“[...] Sócrates — Por conseqüência, estabelecerás em nossa cidade médicos e juizes tais como os descrevemos, para tratarem os cidadãos que são bem constituídos de corpo e alma; quanto aos outros, deixaremos morrer os que têm o corpo enfermiço; os que têm a alma perversa por natureza e incorrigível serão condenados à morte.

Glauco — E o que de melhor há a fazer com tais pessoas para o bem da cidade.[...]”

Em outras palavras, Platão aconselhava não dispensar cuidados com os inválidos, devendo simplesmente ser abandonados. Quem tiver dúvida a respeito destas afirmações é só procurar conhecer as obras desse filósofo, cuja essência da parte social em A República, foi um embrião do comunismo que não sofreu aborto.

Nesse livro, Platão passa a examinar, segundo ele, os mitos relacionados com a vida do Além, aconselhando eliminar tudo aquilo que causa o terror da morte e que, portanto, dever-se-ia banir os usos funerários que consideram a morte como um mal.

Adolf Hitler acreditava que a humanidade só alcançaria o progresso, se a sua raça fosse depurada, para que predominasse o tipo super-homem ou a raça ariana, conforme pensava Herbert Spencer que decidiu aplicar a idéia da seleção do mais capaz aos indivíduos e sociedades humanas. Ao contrário do que o senso-comum diz, foi Spencer e não Darwin o criador da expressão "lei do mais forte". Dentre os seguidores das idéias de Spencer contam-se Ernst Haeckel, que fundara a "Deutsche Monistbund" (Liga Monista Alemã - cujas idéias serviram de base para a doutrina biológico-política do nazismo), e ainda Arthur de Gobineau. (ver na Wikipédia)

Assim a ideologia Nazista é de que os menos aptos deveriam ser exterminados. E na categoria dos menos aptos estavam as Testemunhas de Jeová, os eslavos, os poloneses, os ciganos, os homossexuais, os deficientes físicos e mentais (incluindo os enfermiços), e os judeus.

No campo da medicina (legal), há os que comparam o aborto dos anencéfalos, com a questão dos doadores de órgãos e tecidos para transplantes, sob a alegação de que nesses casos a vida deixou de existir nelas, em vista a morte cerebral.

O ex-procurador de Justiça (escritor e jornalista), Dr. Gilberto de Mello Kujawski, em seu artigo Aborto, ‘questão de saúde pública’?, fez a seguinte colocação: A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, defende sua posição pró-aborto argumentando que o aborto é questão de "saúde pública", e como tal deve ser descriminalizado.

Problema de saúde pública é também a aids, por exemplo. Basta isso para exterminar em massa todos os aidéticos? Ou fazer o mesmo com tantos bebês vítimas de má formação congênita? Ou suprimir a vida de todos os doentes terminais?”

Conforme Kujawski colocou: “A tormentosa questão do aborto costuma ser colocada em duas versões, ambas insuficientes e inconsistentes. A versão religiosa se embaraça em dúvidas insolúveis (quando começa a vida? quando a alma se insere no corpo do feto?), de sorte que o raciocínio não avança. A versão científica, tão dogmática e fechada quanto a primeira, no fundo adquire os contornos de um ponto de vista também religioso, a moderna religião da ciência, julgada infalível. Ambas abordagens guardam em comum o mesmo pressuposto equivocado: a concepção do homem como ‘coisa’, realidade pétrea, fechada em si mesma, feita e acabada para sempre, sem abertura para o futuro, o vir-a-ser. Tanto faz conceber o homem como um composto de corpo e alma, à maneira teológica, como concebê-lo em termos biológicos, uma variedade do reino animal perfeitamente explicada pelas leis da natureza.”


Blog correlato: (clique no link para ver)

http://umsul-mato-grossensenaweb.blogspot.com.br/2012/04/tormentosa-questao-do-aborto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário